Home
MacBook Pro, não…., SketchUP Pro, também não…, Sketchbook Pro, é isso! É tanto book e sketch que acabo me confundindo. A primeira vez que me deparei com esse produto foi em abril deste ano, quando a Autodesk lançou a versão denominada 2009. Originalmente o programa foi criado pela Alias Systems Corporation, os criadores do Maya, comprada pela Autodesk em 2005. A Autodesk, na época, não deu continuidade ao produto que estava na sua versão 2.0. Uma versão 3.0 beta foi apresentada no MacWorld de 2008 e, logo depois, foi lançada a atual versão, chamada de Sketchbook Pro 2009 e atualmente já temos a 2010. 
O Skethcbook, é chamado de “natural media drawing program”, ou seja, um programa de desenho que procurar imitar  os materiais tradicionais de desenho como o lápis, marcador, pincel, etc. Por isso, foi desenvolvido para ser usado com Tablet PCs e mesas digitalizadoras sensíveis à pressão, como as Wacom e outras similares.

 A primeira coisa que fiquei pensando é que a maioria dos artistas e designers envolvidos na criação de imagens no computador, utiliza o Photoshop da Adobe. Ou se for mais na linha da mídia natural, o Paint da Corel. Por que alguém iria querer utilizar o Sketchbook? Sempre tem os que utilizavam a mídia natural e estão entrando agora no mundo digital, e os que já eram usuários das versões lançadas pela Alias, mas eu queria achar algo que fosse realmente inovador e melhor do que existe atualmente, e que me fizesse adotar o programa.

 Sou usuário antigo, onde a maioria dos programas tinham menus muito limitados e muita coisa tinha que ser digitada na linha de comandos, bem ao contrário do que existe hoje, que é um total exagero. Tomando como exemplo o AutoCAD que nas primeiras versões dispunha somente do menu “side screen” que era uma barra na lateral da tela, e chegou no que existe hoje na versão 2009, podemos notar que nesse percurso sempre existiu uma grande sobreposição de comandos apresentados em inúmeros menus: pulldown, popup, de mesa, e por ai vai. É lógico que o aumento dos recursos e, consequentemente, de comandos é o responsável por esse grande labirinto que existe nos programas atuais. Haja tela para abrir todos os menus, e memória para descobrir onde está aquele comando que você recém usou.

Então está aí a primeira grande novidade do Sketchbook Pro: ele é um programa “limpo”,  com uma interface totalmente inovadora e extremamente simples. Com poucos menus, os recursos disponíveis são só aqueles que realmente importam para quem vai fazer um desenho à mão livre. Mas o que é realmente único no Sketechbook Pro é a simulação quase perfeita dos materiais tradicionais. Se é para ser um programa de mídia natural, quando você escolhe um lápis HB,  terá que sentir a caneta da mesa digitalizadora como tal, e o que você vai ver na tela é o mesmo traço que você teria no papel. Quanto a isso, o Sketchbook Pro é ótimo.  Outros recursos que merecem ser destacados: o Sketchbook abre e salva arquivos PSD do Photoshop, mantendo as layers originais e, inclusive, o grau de transparência atribuído a cada layer.

O que falta?

É muito importante, antes de começar a trabalhar com este programa, além de saber o que ele faz, saber o que ele não faz.  Esqueça os recursos para criação de máscaras para isolar determinadas partes do desenho. Esqueça também a criação de qualquer curva ou primitiva vetorial com ajuste de curvas bezier. O Sketchbook Pro é um programa para desenho à mão livre. Você vai poder contar só com a sua mão sem réguas, grids ou snap points.  Para quem está acostumado ao uso de materias de desenho tradicionais é uma ótima porta de entrada ao mundo digital. Para quem já está acostumado com outros programas mas gosta de rabiscar, vale a pena dar uma olhada, mas não gaste muito tempo procurando por alguma ferramenta num menu escondido, ela não existe mesmo.

Escrito por Gilson Esteves
Coordenador Comunidade de Usuários Autodesk Brasil
gilson@gilsonesteves.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s