Revolução do cinema 3D

Uma revolucionária tecnologia em 3D é o grande atrativo do filme mais esperado do ano, Avatar, de James Cameron, que chega aos cinemas em dezembro. Avatar é, inclusive, capa do nº 2 da revista Movie, nova publicação da editora Tambor, que também produz as revistas EGW e Nintendo World, além do site da PC Magazine, entre outros.

O primeiro filme em 3D de Cameron foi Exterminador do Futuro 2, há 10 anos, mas os equipamentos imensos de 200 kg deixaram algumas cenas esquisitas, quase impossíveis de serem filmadas. Para Avatar, o cenário é bem diferente.

AVATAR

A tecnologia levou 14 anos para ficar madura e poder tornar real o planeta imaginado por Cameron para Avatar, onde humanos encarnam avatares apenas para desbravar o território.

“Decidi criar uma história cheia de criaturas e personagens que pressionariam a empresa de computação gráfica a desenvolver sua arte”, afirma o cineasta. Apesar disso, inicialmente Cameron recebeu uma resposta negativa do departamento de arte e teve de engavetar a ideia até agora.

A Fox gastou US$ 237 milhões na produção de Avatar, que usa tecnologia digital 3D, que requer que o público use óculos especiais nas salas de cinema. No entanto, os primeiros testes realizados em agosto detectaram que algumas pessoas não se sentiram bem com o excesso de profundidade e de realismo de algumas cenas do filme. Cameron promete que isso já estará superado na data de lançamento do filme.

Mais detalhes sobre o filme, com entrevistas e fotos incríveis, você encontra na revista Movie que chega nesta semana às bancas. Tem entrevista com a a atriz Zoe Saldana e com Sigourney  Weaver e comentários de James Cameron sobre sua mais nova obra-prima. Além de análises do universo que inspirou Avatar, a tecnologia usada, as influências etc.
Por Fernando Souza Filho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s