AutoCAD – Desenho ou Projeto

Desde meados dos anos 80 quando o AutoCAD passou a ser utilizado nas engenharias e escritórios de projetos, percebe-se que a sua utilização é similar a uma prancheta de desenho, porém eletrônica que nos permite apagar, mover, copiar e trocar os objetos no projeto sem a necessidade de raspar a tinta, utilizar réguas T, ou aranhas para desenhar os textos (nostalgia). No entanto as práticas de desenvolvimento de projetos ainda hoje é muito similar ao que fazíamos antes do surgimento das ferramentas de CAD, ou seja, não projetamos e sim desenhamos um projeto usando os recursos do AutoCAD ou de outros sistemas CAD que apenas desenham.

                Desta forma o tempo necessário para desenharmos um projeto é muito alto, pois todas as modificações que forem feitas na planta baixa, por exemplo, terão de ser feitas manualmente no corte, já que, o desenho vai estar em 2D ou foi  gerado de alguma forma em que a informações não estão conectadas com o 3D. Então desenhamos e continuamos a desenhar o projeto com AutoCAD.

                Projetar com um sistema CAD  atual consiste em estar  focado ao projeto,  que é muito mais do que simplesmente desenhar, e sim, desenvolver o projeto em 3D de forma que a qualquer momento do projeto tenhamos a condições de extrair um Corte, e esse corte possa ser atualizado automaticamente ao modificarmos a Planta ou o 3D, com isso, passamos a projetar.

                E como passar a projetar em vez de desenhar?

Para cada área de aplicação podemos utilizar um sistema CAD adequado a necessidade, por exemplo:

  • Autodesk Revit – Ajuda os arquitetos e projetistas a capturar e analisar os conceitos preliminares do projeto – e a manter a visão inicial ao longo das etapas de projeto, documentação e construção. Aproveite as vantagens do processo de projeto de edificações integrado e mais colaborativo compartilhando dados BIM essenciais com os parceiros e usando os fluxos de trabalho BIM para conduzir análises mais eficientes para os projetos sustentáveis, detecção de conflitos, planejamento de construção e fabricação de material.
  • Autodesk Inventor – Software para projetos mecânicos 3D, simulações, criação de ferramental e comunicação de ideias de design.
  • AutoCAD Civil 3D –  Solução BIM (modelagem de informações de construção) para engenharia civil, auxilia as equipes a executar projetos ambientais, de transportes e urbanização de alta qualidade mais rapidamente, aplicado a projetos viários, loteamentos e barragens.
  • Autodesk Revit Mep – Solução de BIM para engenharia mecânica, elétrica e hidráulica, oferecendo ferramentas específicas para o projeto e a análise de sistemas da edificação.

Nos dias atuais não basta apenas desenhar, temos que utilizar os Softwares como ferramentas auxiliares de projeto, objetivando sempre a melhoria nas soluções encontradas com redução de tempo e uso de recursos, tanto físicos como maturais.

Está na hora de sair do desenho auxiliado por computador e passar para a fase do projeto.

Adriano Oliveira

Um comentário sobre “AutoCAD – Desenho ou Projeto

  1. Excelente texto Adriano!
    Cada vez mais temos que nos preocupar em mudar essa filosofia existente nas empresas, precisamos de mais projetistas e não simples operadores de CAD.

    Para ajudar nesta discussão tenho um texto que, por coincidencia, coloquei hoje em meu blog.
    Vejam: “Projetistas precisam reaprender a utilizar o CAD”
    http://blog.projetistasbrasil.com/?p=862

    Grande abraço
    Rodrigo Gomes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s